Para impressionar os convidados por causa da decoração com toda a certeza vale a pena instalar uma piscina entre os decks de madeira. É bem provável que com essa construção até os jornalistas devem querer fotografar para ilustrar as capas das revistas especializadas.

Sim, você pode colocar uma piscina em um deck de madeira se a construção levar em consideração vários fatores.

Realmente, as piscinas são muito pesadas. E muita água será espirrada, derramada e pingada em seu deck arborizado, enfraquecendo tudo com o tempo se não existirem cuidados na instalação.

Vale destacar que a água que se move em sua piscina cria muita oscilação e estresse em um deck de madeira. Por esse motivo construa algo que possa suportar o peso e a tensão da construção.

Como deve ser a construção de uma piscina dentro de um deck de madeira?

Primeiramente é necessário se certificar de que o deck de madeira está sólido e muito forte.

O indicado é usar madeira com tratamento marinho para a construção do seu deck. Ela serve para construir cais e docas em água doce e salgada.

Atenção: Decks simples de ripas de 6X1 sobre vigas de 2X4 não resolvem o problema.

Para esses casos, a maioria dos técnicos indica o uso de 2X8, com no máximo 12 polegadas de largura.

As estacas de suporte devem ser madeiras tratadas com 4X4, fixadas em pelo menos 20cm de base de concreto.

Não se esqueça de que o deck deve suportar não apenas o peso da piscina, mas também o estresse da água em movimento.

Uma dica para compensar as tensões laterais, as travas em X devem ser instaladas nos intervalos de 12 polegadas entre as vigas. Isso impede que elas flexionem de um lado para o outro quando uma grande quantidade de água se mover na piscina.

Um último ponto, o deck deve ter um espaço uniforme entre as tábuas do piso para que a água possa ser drenada, debaixo do convés para o pátio ou alguma outra área aberta.

Poças podem causar o apodrecimento da madeira nas bases e atrair mosquitos ou outros insetos.

De olho na selagem empregada para finalizar a obra de arte

Para finalizar, sele com um revestimento de vedação de madeira de qualidade. Além disso, se possível, remova a sua da piscina a cada outono. Isso permite que a madeira seque por completo e seja selada antes do próximo verão.

A superfície deve ser mantida limpa e verificada quanto a rachaduras ou lascas, para proteger os pés descalços. Mesmo a madeira com tratamento marinho mais bem vedada ainda pode absorver um pouco de água e causar o apodrecimento. Sempre que o seu deck for danificado pelo uso, como a queda de um objeto pesado que racha a madeira, deixe a madeira secar, lixe e sele o dano. Toda a água parada deve ser canalizada e drenada para manter impecável o deck.